Home CONTACTOS EORNA LINKS LOJA

Pesquisa

Newsletter

introduza o seu email e subscreva a nossa newsletter

Revista AESOP - Informação aos Autores

A Revista AESOP é propriedade da Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações Portugueses, tendo uma periodicidade de publicação semestral publicando dois números por ano, nos meses de abril e outubro.

 

Pretende, esta revista, publicar e divulgar conhecimento científico preferencialmente na área da Enfermagem Perioperatória. Como meio de divulgação da investigação e conhecimento em diversas áreas científicas, permite a todos os enfermeiros, independentemente da sua área de atuação, publicarem os seus artigos resultantes de:

  • Trabalhos académicos/científicos;
  • Trabalhos académicos de alunos realizados sob a supervisão de professores.
  • Artigos de opinião.

Sempre que a importância ou pertinência do assunto a publicar se justifique a Revista AESOP pode incluir trabalhos de autores de diferentes áreas de intervenção.

 

A Revista AESOP reserva ainda um espaço para a divulgação de informação, noticias e publicações de interesse para os seus leitores e uma área onde o leitor pode partilhar as suas experiências e expressar as suas opiniões sobre temas/assuntos relativos à sua atividade profissional.

 

Submissão de artigos

  1. Ao submeter o artigo para publicação deverá o autor declarar explicitamente que o mesmo é original e em que contexto foi realizado, não podendo ter sido publicado noutra revista, total ou parcialmente, assumindo o compromisso de que o mesmo não será publicado posteriormente sob a mesma forma ou noutra língua sem consentimento prévio da Revista.
  2. Quando o artigo for realizado em contexto académico deve vir explicitado o nome da Instituição e o nome do Orientador da Investigação/Estudo.
  3. O autor deve assumir que o artigo proposto não será apresentado posteriormente em Congressos/ Reuniões Cientificas como original.
  4. É da competência do autor, redigir um documento dirigido à Direção da Revista, garantindo que o artigo proposto para publicação é original e que todos os procedimentos éticos referentes a um trabalho científico se encontram presentes.
  5. O autor terá de enviar dois ficheiros eletrónicos separados. No primeiro deverá vir mencionado o titulo e o subtítulo do artigo, a identificação do autor com nome completo, endereço postal, endereço eletrónico e telefone. O segundo ficheiro pretende-se anonimizado, e deverá incluir apenas o artigo, com o título e subtítulo. Todas as tabelas, gráficos, quadros, figuras e ilustrações devem ser apresentados em ficheiros autónomos, identificados e numerados pela ordem de inclusão no texto. Se as ilustrações forem fotografias, deve o autor ter atenção à resolução e definição de imagem de 1700 a 1200 pixels (por questões de qualidade e impressão) e mencionar a fonte com a identificação do trabalho, autor e respetiva legenda. Só serão aceites ficheiros em formato MS Word® e as imagens em ficheiros autónomos em formato EPS ou JPEG.
  6. O autor deverá mencionar em nota de rodapé quais os critérios de normalização referentes à apresentação do artigo assim como a norma de referenciação bibliográfica, citações utilizadas e se redige o artigo com ou sem acordo ortográfico português.
  7. Os artigos resultantes de trabalhos de investigação deverão incluir um resumo. O mesmo deve ser apresentado logo após o título onde terão de vir apresentadas as seguintes informações: Introdução ao tema, Metodologia, Resultados e Conclusões. As palavras-chave devem vir mencionadas no final do resumo. O resumo deverá ser apresentado em duas línguas, a primeira em português e a segunda em inglês.
  8. A apresentação escrita do artigo deve ser realizada de acordo com as seguintes orientações:
    1. Ter no máximo 20 páginas, incluindo resumo e referências bibliográficas;
    2. Espaçamentos entre linhas de texto de 1.5;
    3. Processamento de texto com letra tipo: Arial, Arial Narrow, Book Old Style, Garamond ou Times New Roman;
    4. Tamanho de letra 12.
  9. Todos os artigos devem ser submetidos por correio eletrónico para [email protected]
  10. A acompanhar os dois ficheiros deve o autor enviar em anexo a Proposta de Publicação devidamente preenchida e a carta dirigida à Direção da Revista.
  11. A todos os artigos submetidos para publicação, será atribuído um código. Após a análise/avaliação por parte da Direção da Revista no que concerne às condições exigidas ao autor, o artigo será encaminhado para o Concelho Editorial Cientifico que dará inicio ao processo de revisão pelos pares.
  12. A Direção da Revista informará o primeiro autor da aceitação ou não do trabalho e da previsão de publicação do mesmo. Os trabalhos serão avaliados pelo Concelho Editorial Cientifico, que tem a responsabilidade de os aceitar ou recusar, sugerir alterações que melhorem os seus conteúdos e exposição e decidir da oportunidade de publicação dos mesmos.
  13. O autor cujo artigo é aceite para publicação pela Direção da Revista terá de enviar, por correio, uma declaração de cedência dos direitos de autor, devidamente assinada e datada.

Os originais não serão devolvidos aos autores.

 

Os autores têm direito a dois exemplares da Revista onde foi publicado o trabalho.

 

O conteúdo do artigo é da exclusiva e inteira responsabilidade do(s) respetivo(s) autor(es). Ao submeter o artigo para publicação na Revista AESOP, o autor assume que o mesmo não constitui uma infração aos direitos de autor, isentando a Revista de qualquer responsabilidade, assim como por qualquer incumprimento de todo e qualquer procedimento ético inerente a um trabalho de investigação.

 

Todos os casos omissos neste regulamento serão pontualmente avaliados e analisados pela Direção da Revista.

 

Fevereiro 2015

Madalena Pires

Ficheiros Anexos

Voltar Imprimir O seu email n�o � valido
2011 © AESOP - Todos os direitos reservados  |  Powered by Leading
Última actualização em 2017-12-12