Home CONTACTOS EORNA LINKS LOJA

Pesquisa

Newsletter

introduza o seu email e subscreva a nossa newsletter

Debate sobre "Dotações de Enfermeiros Especialistas na Área de Enfermagem Médico-Cirúrgica"

Desde já agradecemos à Associação de Enfermeiros Especialistas em Enfermagem Médico-Cirúrgica o convite para estar presentes neste debate, em meu nome pessoal e em representação da AESOP

 

Clarificações a fazer antes da ordem do dia:

 

Os Enfermeiros em representação da AESOP, são-no, no cumprimento estatutário dos deveres associativos, que os vinculam á defesa dos melhores interesses dos seus associados e ao desenvolvimento dos melhores cuidados perioperatórios para todos os que deles necessitam.

Os Enfermeiros Perioperatórios, são enfermeiros com competências especializadas, reconhecidas em Portugal pela OE, em Maio de 2015, e muito antes, no inico do seculo 20, pela primeira vez, nos EUA; “A pessoa em situação perioperatória está em situação substancialmente distinta da pessoa em situação critica, quer pensando em cuidados intensivos ou urgência/emergência.
No contexto perioperatório a pessoa necessita tomar uma decisão se deseja ou não a uma intervenção cirúrgica ou submeter-se a exame que requer ser realizado num estado de consciência alterado. Os tratamentos cirúrgicos são frequentemente agressivos e podem causar dano grave, muitos irreversíveis, ou alterar significativamente o curso de vida da pessoas.
Informar e aconselhar estes clientes para a tomada de decisão, no sentido de conseguir perspectivar a vida após a cirurgia, difere das competências da pessoa em situação crítica. A incapacidade total ou parcial da pessoa no período intraoperatório requer uma análise profissional de enfermagem que enfoque a tomada de decisão e tenha em conta a vulnerabilidade do cliente”
(Lucília Nunes, 2012). 

 

Seria portanto adequado, segundo a nossa perspetiva, que a Associação de Enfermeiros Especialistas em Enfermagem Médico-Cirúrgica, enquanto grupo de enfermeiros peritos na área da médico cirúrgica tomasse uma posição publica, que clarificasse o seu entendimento sobre a Enfermagem Perioperatória e lhe desse apoio formal para uma regulamentação célere e sem constrangimentos, com demonstração indubitável que esta área do conhecimento especializado em enfermagem, não pertence, não pertenceu, nem deseja pertencer ao grupo dos Enfermeiros Especialistas em Enfermagem Médico-cirúrgica. Com esta posição, todos os enfermeiros ficariam mais cientes de tudo o que nos une, sem todavia ficar em dúvida sobre a razão não esclarecida porque a nova área de especialização ainda não se encontra regulamentada e autónoma.

 

Manuel Valente
Vice Presidente da AESOP
2016-2017

Voltar Imprimir O seu email n�o � valido
2011 © AESOP - Todos os direitos reservados  |  Powered by Leading
Última actualização em 2017-10-11