Home CONTACTOS EORNA LINKS LOJA

Pesquisa

Newsletter

introduza o seu email e subscreva a nossa newsletter

PND 2019

DIA EUROPEU DO ENFERMEIRO PERIOPERATÓRIO

 

15 FEVEREIRO 2019

 

O Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório é celebrado em toda a Europa com o objectivo de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos enfermeiros que cuidam em ambiente perioperatório, além de sensibilizar a sociedade para os riscos de uma cirurgia e envolver as pessoas na sua própria segurança.

 

O enfermeiro perioperatório é o profissional de saúde com conhecimentos e competências especializadas para cuidar a pessoa no bloco operatório, mantendo a sua estabilidade, segurança e bem-estar, antes, durante e após a cirurgia.

 

A Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações Portugueses - AESOP, vai comemorar pelo décimo quarto ano consecutivo, o Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório - PND, a 15 de fevereiro de 2019.

 

A AESOP, é uma organização profissional, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, fundada em fevereiro de 1986 e considerada como Entidade Coletiva de Utilidade Pública, desde 28 de setembro de 2001.

 

São seus objetivos promover a qualidade dos cuidados prestados no bloco operatório, desenvolver investigação na área dos cuidados perioperatórios, assegurar a formação contínua dos seus sócios, salvaguardar os interesses profissionais e promover social e deontologicamente os seus associados.

 

A AESOP, como membro fundador da European Operating Room Nurses Association - EORNA, associa-se a todos os enfermeiros perioperatórios europeus nas comemorações deste dia, com o objetivo de tornar mais visível a Enfermagem Perioperatória.

 

Para assinalar esta data, a AESOP promove, em conjunto com todos os países europeus, atividades alusivas ao tema: “Perioperative Nursing: We make the Difference!”

 

A nível nacional, a AESOP pretende promover a capacitação do cidadão na segurança cirúrgica, sob o lema:

 

“Os Enfermeiros Perioperatórios fazem a diferença!

 

Faça você também a diferença, contribua para a segurança na sua cirurgia:

 

Informe-se e Participe!”

 

 

A pessoa, enquanto doente cirúrgico, é o elemento central do processo e a sua participação na promoção de cuidados seguros contribui para a melhoria dos resultados em saúde.

 

Respondendo ao apelo da EORNA e no âmbito do Programa Nacional para a Saúde, Literacia e Autocuidados, a AESOP pretende colaborar no reforço do papel do cidadão que necessita cuidados perioperatórios.

 

A comemoração do Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório tem como objetivo, envolver os enfermeiros perioperatórios do País na capacitação do cidadão nos cuidados cirúrgicos promovendo atividades informativas que melhorem o conhecimento e a capacidade da pessoa em tomar decisões no seu processo de segurança cirúrgica.

 

A partir do dia 15 de Fevereiro de 2019, a AESOP convida todos os enfermeiros perioperatórios a divulgar este evento, a distribuir a Lista de Verificação da Cirurgia para o Cidadão, criada pela AESOP que integra recomendações de validações de segurança cirúrgica e a realizar iniciativas dirigida aos cidadãos, com o objetivo de aumentar a literacia na área dos cuidados perioperatórios.

 

Participe e esteja atento, siga a AESOP no Facebook e www.aesop-enfermeiros.org!

 

#EPND2019

 

#AESOP

 

#Literaciaparacirurgia

Ficheiros Anexos

Press release
PDF | 169.21 KBytes
Poster
PDF | 280.88 KBytes
Voltar Imprimir O seu email n�o � valido
2011 © AESOP - Todos os direitos reservados  |  Powered by Leading
Última actualização em 2019-02-15