Home CONTACTOS EORNA LINKS LOJA

Pesquisa

Newsletter

introduza o seu email e subscreva a nossa newsletter

PND 2015

A Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações Portugueses - AESOP, comemorou no passado 15 de Fevereiro, o Dia Europeu dos Enfermeiros Perioperatórios, juntamente com todos os colegas europeus, com o objectivo de tornar mais visível a Enfermagem Perioperatória, tendo organizado um Concurso Nacional de Desenho para crianças do primeiro ciclo, subordinado ao tema “A Representação que as Crianças têm do Enfermeiro de Bloco Operatório”,

 

Tivemos a adesão de 9 localidades, nomeadamente de Trevões, Braga, Paços de Ferreira, Porto, Coimbra, Leiria, Tomar, Torres Vedras e Lisboa, participaram 35 escolas públicas e privadas e foram envolvidas cerca de 1.800 crianças.

 

Todas as escolas que aderiram, receberam a visita de Enfermeiros Perioperatórios, com vista a sensibilizar os alunos para as funções destes enfermeiros especializados e os riscos da sua profissão, desmistificando o ambiente do Bloco Operatório, um local isolado e desconhecido, tendo sido proposto às crianças participar num concurso de desenho sobre a temática abordada.

 

No dia 15 de Fevereiro os desenhos estiveram expostos em espaços públicos, nas cidades que aderiram ao evento.

 

Em Lisboa, a Exposição Nacional teve lugar na sala de Conferências do Hospital de Dona Estefânia, onde foi atribuído em sessão solene o prémio para os 3 desenhos vencedores, autênticas obras de arte, das quais deixamos imagem.

 

A AESOP faz uma avaliação muito positiva desta iniciativa, tendo em conta o envolvimento dos enfermeiros perioperatórios e os resultados obtidos, com a especial colaboração dos professores, dos pais e crianças mas também, do Ministério da Educação e Instituições Hospitalares.

 

Festejámos o nosso Dia junto das crianças, com quem partilhámos momentos de grande alegria.

 

Os vencedores foram:

1º Prémio: Dinis Rebelo Sameiro - Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, Braga

2º Prémio: Madalena Ralha – EB1 de Sarge, Torres Vedras

3º Prémio: Ana Beatriz Henriques Lopes – EB2 da Lousã, Coimbra

 

Divulgámos a acção do Enfermeiro Perioperatório e colocámos questões importantes na ordem do dia, tal como a segurança destes profissionais e os riscos a que estão expostos no Bloco Operatório.

 

Fizemos notícia nas páginas dos jornais, presenças em Programas de TV em directo e vídeos nas redes sociais.

 

É com enorme reconhecimento pelo esforço desenvolvido e pelos excelentes resultados, que vimos agradecer a todas as entidades públicas - Ministério da Educação, CHLC-Hospital de D Estefânia, IPO Porto e espaços comerciais: Dolce Vita de Coimbra, Shopping de Leiria, Continente de Tomar, Arena Shopping de Torres Vedras, Museu de Arte Sacra em Trevões e Museu D. Diogo de Sousa em Braga, que receberam as nossas exposições.

 

Estes resultados só foram possíveis porque tivemos parceiros como Abbvie, Anastácio Saldanha, Bastos e Viegas, Kidzania, Lego, Lineamédica, Molnlycke, Nariz Vermelho, Paul Hartmann, Science4you, bem como individualidades ligadas à educação, saúde e arte que integraram os diversos júris locais e nacional.

 

O nosso agradecimento, por mais uma vez, juntos, fazermos parte da equipa vencedora.

 

Muito Obrigada pela vossa colaboração.

 

Com os melhores cumprimentos,

 

Mercedes Bilbao

Presidente da AESOP

 

Filomena Correia

João Pedrosa

Coordenadores Nacionais

 

 

Cobertura de imprensa

 

A Bola Aliados na Saúde CM Jornal Facebook OE
DN Expresso Sapo Sapo Facebook JN
Lusa Facebook AEIOU Observador Facebook DN
Sol Singular Pharma Visão Sapo Diário Digital Sapo
JN Ulsm Min Saúde Diário de Coimbra

 

Imagens:

Ficheiros Anexos

Voltar Imprimir O seu email n�o � valido
2011 © AESOP - Todos os direitos reservados  |  Powered by Leading
Última actualização em 2017-12-12