Home CONTACTOS EORNA LINKS LOJA

Pesquisa

Newsletter

introduza o seu email e subscreva a nossa newsletter

“HOT POINTS NO BLOCO OPERATÓRIO”

FOCOS: Controlo da infeção; Capacitação em situação de Catástrofe; Segurança perioperatória do medicamento; Inclusão do cidadão nos cuidados perioperatórios; Documentação de cuidados; Especialidade em Enfermagem Perioperatória.

 

Reserve a data de 7 a 9 de Março de 2018!

Os Enfermeiros Perioperatórios vão reunir-se, de novo, no XVIII Congresso da AESOP em Lisboa.

 

“HOT POINTS NO BLOCO OPERATÓRIO”

Lisboa, cidade com uma riqueza histórica ímpar, reconhecida pelo caloroso acolhimento e multiculturalidade num ambiente único de luz e cor, acolhe nos dias 7, 8 e 9 de março de 2018, os enfermeiros perioperatórios para o seu XVIII Congresso Nacional da AESOP.

A AESOP convida todos os enfermeiros perioperatórios a reunirem-se, numa estratégia de redução de desperdício, para debatermos temas quentes que emergem e persistem no contexto perioperatório e social. Assim, considerando a nossa missão na profissão e junto dos cidadãos, identificámos:

  • A Prevenção da Infeção do Local Cirúrgico, onde iremos analisar o impacto de programas nacionais como o Stop Infeções na prevenção da ILC, a implementação dos feixes de intervenção da DGS, da prática recomendada da AESOP sobre a prevenção e controlo da hipotermia perioperatória inadvertida e conhecer as novas recomendações da OMS;
  • A promoção do percurso integrado e seguro do doente cirúrgico com o apoio da metodologia Lean;
  • A inclusão dos pais em ambiente perioperatório, desde o nascimento à adolescência, onde vamos conhecer a perspetiva dos cidadãos, dos médicos, dos enfermeiros e da CNECV (…)
  • A capacitação perioperatória para estar preparado em situações de catástrofe, através de diferentes experiências desta realidade (França e Israel) e o que está a ser feito em Portugal.
  • A segurança perioperatória no circuito do medicamento, conhecendo a realidade, o ponto de vista ético e deontológico, do médico e do enfermeiro e da cooperação entre organizações profissionais.
  • A documentação dos cuidados de Enfermagem Perioperatória e o que podemos esperar da Especialidade em Enfermagem Perioperatória.

Propomos atividades para o desenvolvimento de competências como:

  • Simpósios, workshops da AESOP, Organizações profissionais e Indústria.
  • Partilha do trabalho científico, projetos e experiências inovadoras, através de Comunicações livres e Pósteres (digitais). 
  • Divulgação do desenvolvimento da Enfermagem Perioperatória, a sua influencia na prática diária, nos resultados em saúde e nos contextos perioperatórios! Os sócios são chamados a participar na Assembleia-geral e eleições dos órgãos sociais da AESOP!

 

Reservamos algumas surpresas e inovação neste congresso:

  • Venha ver como somos responsáveis pelo impacto no ambiente comum, o que nos leva a um modelo de congresso que reduza a pegada ecológica dos Enfermeiros Perioperatórios, quando reunidos. Menos desperdício, menos gastos, menos papel, menos resíduos para conseguirmos mais conhecimento, mais partilha, mais resultados e mais cidadania;
  • Venha reconhecer outros sectores da sociedade com os mesmos valores e princípios que enformam as competências específicas do Enfermeiro Perioperatório – Disciplina, Respeito, Autoestima, Honestidade, Comunicação e Convicção.
  • Venha testemunhar como levamos os nossos focos de atenção para a sociedade, integrando a voz do cidadão nos cuidados e o respeito das diferenças, nas intervenções de que somos responsáveis.

 

Fica o desafio, juntos somos mais e melhores, venha ver como!

 

Ficheiros Anexos

Poster
PDF | 410.46 KBytes
Voltar Imprimir O seu email n�o � valido
2011 © AESOP - Todos os direitos reservados  |  Powered by Leading
Última actualização em 2017-10-31