Home CONTACTOS EORNA LINKS LOJA

Pesquisa

Newsletter

introduza o seu email e subscreva a nossa newsletter

Homenagem à Enfermeira Melo e Freitas

In memoriam
Maria da Graça de Sá de Melo e Freitas
(1946-­2016)

A 15 de janeiro de 2016 deixou-nos a Senhora Enfermeira Melo e Freitas.

Não podemos deixar de recordar, para memória presente e futura, o muito que lhe fica a dever a enfermagem perioperatória que ela soube desenvolver, valorizar, defender e principalmente transmitir. Se o exemplo chegasse, bastaria observar a sua prática clínica coerente, rigorosa e fundamentada que exercia na sala de operações, com os alunos, com os novos enfermeiros, entre os seus pares e na equipa de saúde:

Ensinou e divulgou uma instrumentação cirúrgica inquestionável, que fez "escola" entre os colegas a quem integrou e que dirigiu;

  • Utilizou metodologias inovadoras e efetivas na gestão do bloco operatório do Hospital de Santa Cruz que seriam e são hoje modelo de boas práticas e que soube transmitir aos seus enfermeiros;
  • Respeitou e fez respeitar os direitos do doente, especialmente na defesa intransigente da assepsia e do controlo de infeção.

Mas o principal é que este rigor não a impedia de estar em equipa doseando o humor e a gargalhada de uma boa anedota com a seriedade que o ambiente cirúrgico exigia do enfermeiro perioperatório, de cada um de nós.

Construiu, desta forma, uma consciência profissional colectiva, que muito nos ajudou a formar como pessoas e profissionais.
Esta consciência da profissão levou-a a fazer parte do grupo fundador da AESOP, em 1986, da qual era até hoje, a sócia nº4.

A ela lhe devo muito do que sou hoje humanamente e na enfermagem e na exigente tarefa de gerir a área de cuidados nos blocos operatórios, mas principalmente, a ter-me levado a integrar, desde o início, a AESOP.

À Enf. Melo e Freitas o meu profundo reconhecimento e a minha amizade, por me ter ajudado a perceber que somos verdadeiramente enfermeiros quando levamos outros a serem melhores que nós!

Enf. Melo e Freitas, é assim que será lembrada. Até sempre!

 

Lisboa, 15 de janeiro de 2016

 

Mercedes Bilbao
Presidente da AESOP
2010-2011
2012‐2013
2014‐2015
[email protected]‐enfermeiros.org

Voltar Imprimir O seu email n�o � valido
2011 © AESOP - Todos os direitos reservados  |  Powered by Leading
Última actualização em 2017-12-12